Governo
Museu de Astronomia vai promover palestra sobre riscos em acervos
O ciclo de palestras Mast Colloquia, realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, vai promover debates sobre os riscos em acervos culturais no próximo dia 13 de julho. O evento, que ocorre mensalmente no museu, tem como tema central neste ano a Segurança de Acervos. A entrada gratuita, mas também haverá transmissão em tempo real pela internet.
A cada encontro, especialistas convidados apresentarão perspectivas sobre assuntos relacionados à preservação e segurança de acervos de importância histórica. No próximo encontro, o palestrante José Luiz Perdersoli Junior, especialista em avaliação de risco em acervos culturais, vai apresentar estratégias sustentáveis que podem minimizar impactos negativos e preservar o patrimônio cultural com a menor perda de valor possível.
“O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para otimizar a tomada de decisões dirigidas à conservação do patrimônio cultural. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco ao patrimônio, desde eventos emergenciais e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais lenta e contínua. A partir da identificação e análise desses riscos, é possível estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigá-los em função de suas respectivas magnitudes e incertezas associadas”, adianta Perdersoli.
Após as palestras, o Museu publica textos com o conteúdo debatido, e já existem, ao todo sete publicações. Os livros, disponíveis para consulta na biblioteca do Museu, também podem ser adquiridos por meio da Associação Cultural de Amigos do Mast (Samast).O evento é realizado desde 1996.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Saiba mais sobre acervos e arquivos históricos no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























