Governo
Nova pesquisa nacional vai mapear setor de serviços
O Banco Central (BC) e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) passarão a divulgar a pesquisa Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços. O levantamento mensal terá abrangência nacional e pretende mapear o nível de atividade e as expectativas empresariais do setor de serviços. Os primeiros resultados da sondagem serão anunciados na próxima quarta-feira (16).
Para a pesquisa, serão ouvidos cerca de 2 mil representantes de empresas que, juntas, empregam 700 mil pessoas. A metodologia é baseada em pesquisas idênticas feitas em outros países. O período de coleta de dados será entre a primeira e a última semana de cada mês.
Segundo o consultor do Ibre, Sílvio Sales, esse tipo de levantamento é importante porque gera indicadores qualitativos para serem utilizados no monitoramento e na antecipação de tendências econômicas, além de resolver o problema da falta de informações estatísticas sobre o setor de serviços.
A pesquisa não incluirá o comércio, a administração pública, saúde e educação que, segundo Sales, já têm estatísticas próprias. Também ficam de fora os serviços de intermediação financeira.
“Esta pesquisa representará um terço da produção nacional medida pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica]. Ou seja, um terço do PIB [Produto Interno Bruto] vem desses segmentos”, disse Sales.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























