Governo
Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (8), no Rio de Janeiro, a Operação Ghost, que investiga possíveis ilegalidades no requerimento e na concessão de benefícios assistenciais e previdenciários, sobretudo em pensões por morte.
Estão envolvidos no esquema intermediários e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que usavam dados de pessoas que morreram ou beneficiários fantasmas. Foram expedidos 13 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão. Cerca de 100 policiais participam da ação.
De acordo com a PF, a operação conseguiu desarticular uma organização criminosa que atuava em uma funerária, que criava segurados fictícios e relações de dependência econômica inexistentes. O grupo fazia o requerimento e sacava benefícios previdenciários e assistenciais fraudados, geralmente após a morte de um segurado do INSS que não deixou dependentes econômicos. As irregularidades envolviam também empréstimos consignados.
A fraude vinha sendo cometida desde o final da década de 90, com estimativa de prejuízos de R$ 1 milhão aos cofres da Previdência Social. Os envolvidos no esquema são suspeitos dos crimes de estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação e formação de quadrilha.
Fonte:
Agência Brasil
Saiba mais sobre benefícios previdenciários no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























