Governo
Semana nacional de C&T deve ser ampliada para 700 cidades em 2010
Durante a primeira reunião preparatória da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 (SNCT) realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF), os organizadores anunciaram as primeiras novidades do evento. No encontro, os participantes anunciaram a expectativa de ampliar de 500 (em 2009) para 700, o total de cidades participantes do evento, que será realizado entre 18 e 24 de outubro.
O encontro reuniu mais de 30 representantes de institutos de pesquisa, escolas e órgãos públicos, que compararam dados, resultados e imagens de edições anteriores e apresentaram perspectivas para esse ano.
“O importante é fascinar. Mostrar que a ciência é interessante, relevante e que pode melhorar a vida das pessoas. Temos que ser criativos e descobrir coisas novas para apresentar”, sugeriu o coordenador da edição 2010, Ildeu de Castro Moreira.
De acordo com o coordenador, a semana cumpre o papel de divulgar a ciência e mobilizar um grande número de pessoas em todo o País.
“Precisamos incentivar o pesquisador a mostrar o seu trabalho e a divulgar a área de humanas. É preciso trazer os filósofos, os historiadores e os sociólogos. Buscar uma forma de fazer isso” sugeriu Castro. Outra demanda da semana, é realizar as atividades em locais públicos, para facilitar o acesso à população.
Entre as propostas apresentadas, Ildeu destacou a estratégia de dialogar com os resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), realizada em maio, em Brasília.
Em 2009, a semana realizou cerca de 30 mil atividades sobre o tema Ciência no Brasil, e reuniu 1.200 parceiros. A primeira edição, em 2004, envolveu 252 municípios e a realização de 1.842 ações pelo território nacional.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Saiba mais sobre ciência e tecnologia no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























