Governo
Técnicos brasileiros conhecem energias alternativas na Alemanha
Cinco técnicos da Eletrobrás Eletrosul estão em visita técnica à Alemanha para conhecer projetos de geração de energia solar e biomassa. Em Munique, eles vão participar, nesta quinta-feira (11), da maior feira solar do mundo, a Intersolar. O convite é da agência Alemãl de Cooperação Técnica (Deutsche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit GmbH-GTZ).
Brasil e Alemanha assinaram acordo bilateral de energia em 2008 com o objetivo de fomentar o aproveitamento de fontes de energia renováveis e eficiência energética no Brasil. Dentro desse acordo, a Eletrosul assinou acordo de cooperação técnica com a GTZ para a implantação do projeto "Megawatt Solar", em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Ideal. O projeto recebeu 2,8 milhões de euros, a fundo perdido, do banco alemão KfW.
Durante a estada na Alemanha, os técnicos conhecerão o Weserstadium, na cidade de Bremen, um dos mais recentes estádios do mundo a inaugurar uma cobertura solar, além da Associação de Energia Solar e do Instituto Fotovoltaico de Berlim, do Ministério de Meio Ambiente e usinas de biomassa.
A comitiva, que retorna na próxima semana, vai encontrar-se também com representantes do KfW, a fim de discutir formas de obtenção de fundos para o financiamento de projetos de fontes alternativas de geração de energia.
Atualmente, a Eletrosul, além do Megawatt Solar, desenvolve outros projetos nessa área, como o Alto Uruguai, que utiliza biodigestores para produção de energia a partir dos dejetos suínos, o "Planta Piloto Fotovoltaica", cujo objetivo é usar o sol para gerar energia elétrica e que está sendo implantado no estacionamento da Eletrosul, e projetos que utilizam o biogás (em Tupandi no Rio Grande do Sul, e em Itapiranga, Santa Catarina).
Fonte:
Eletrobrás
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























