Governo
Canoas terá sensores de disparos de armas de fogo
O município de Canoas, no Rio Grande do Sul, vai ser a primeira cidade na América Latina a implementar o Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD). O Ministério da Justiça firmou nesta quarta-feira (30), em Brasília, o convênio com a cidade gaúcha para a instalação do sistema, o que vai custar aproximadamente R$ 2 milhões.
O SDD, ou audiomonitoramento, desenvolvido por uma empresa americana, é composto por sensores de áudio que farão a cobertura do bairro de Guajuviras, em Canoas. Os sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.
Após o incidente, o sistema registra as coordenadas de latitude e longitude do local onde surgiu o disparto. Em seguida, o local exato do disparo é visualizado em um mapa da área, com uma margem máxima de erro de dez metros.
O tempo de resposta do sistema, com informações detalhadas é de 9 a 15 segundos. Os dados serão coletados por uma central de videomonitoramento ligada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Diferentes disparos
Além de indicar a origem, o sistema também consegue diferenciar os disparos de arma de fogo de outros ruídos típicos de áreas urbanas como, por exemplo, fogos de artifício e escapamento de automóveis. O sistema também é capaz de distinguir diferentes calibres de armas.
Nos Estados Unidos, o equipamento já está em funcionamento em mais de 50 cidades, como a capital Washington, Los Angeles, Chicago e Boston.
O bairro de Guajuviras, em Canoas, tem uma população aproximada de 70 mil habitantes.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























