Governo
EUA e Índia são os que mais acessam artigos científicos brasileiros
Estados Unidos e Índia são os dois países que mais acessam artigos brasileiros por meio de acesso livre. Resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Portal de Periódicos, e a editora holandesa Elsevier, que possibilita a consulta livre, em todo o mundo, dos artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora.
Em uma análise dos registros durante o mês de abril, do total de 94 downloads de artigos brasileiros, feitos por 32 países, 24% foram realizados pelos Estados Unidos (EUA) e 19% pela Índia. Em seguida, estão China (10%), Afeganistão (5%) e México (4%). As informações são da editora Elsevier.
Desde janeiro, quando um autor submete um manuscrito para publicação em um periódico da editora, ele tem a opção de escolher se o artigo pode ou não ter seu acesso liberado. Para isso, é necessário que ele esteja afiliado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira e que tenha seu trabalho financiado com verbas públicas. A Capes é a responsável por indicar quais artigos ficarão disponíveis para consulta. A liberação acontece após um período, que varia conforme a área do conhecimento da pesquisa publicada.
A parceria busca aumentar ainda mais a visibilidade da produção científica brasileira, já que os artigos ficam disponíveis inclusive para pesquisadores e instituições que não têm acesso ao Portal de Periódicos.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil



























