Governo
Petrobras e Promar assinam contrato para a construção de 8 navios gaseiros
A Transpetro — empresa de transporte de combustíveis subsidiária integral da Petrobras — assinou contrato nesta sexta-feira (9) com o Estaleiro Promar para a construção de 8 navios gaseiros no valor de US$ 536 milhões. Com mais esses contratos, o total de embarcações contratadas para modernização e expansão da frota no País somam 46 navios.Os últimos três navios que compõem o programa estão em fase final de licitação.
Os investidores do Promar indicaram à Transpetro, formalmente, no último mês, uma área de 80 hectares no Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE), próxima ao Estaleiro Atlântico Sul, na Ilha de Tatuoca, onde o estaleiro será construído. A documentação necessária (licença ambiental prévia e posse do terreno) foi devidamente apresentada e aprovada pela estatal.
A estimativa é de que o Promar inicie a construção dos navios em um ano e esteja concluído em um prazo de 18 meses. O primeiro navio desta série será entregue em 2013. “Dentro da nossa política de buscar a competitividade em nível internacional, este é mais um estaleiro a ser criado com tecnologia e processos produtivos de última geração”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
Neste lote, quatro gaseiros têm 7.000 m³, dois têm 12.000 m³ e outros dois de 4.000 m³. Conforme previsto no convênio, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na compra de equipamentos e serviços.
A previsão é de que as operações de construção gerem cerca de 10 mil empregos em Pernambuco. Destes, 2.700 serão criados de forma direta (1.200 para a implantação do estaleiro e outros 1.500 na construção dos navios).
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























