Geral
Ipea divulga nesta terça-feira (17) o perfil do migrante no Brasil
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta terça-feira (17), um estudo que traz dados sobre fluxo migratório e escolarização, mercado de trabalho e rendimento dos migrantes.
O Comunicado do Ipea nº 61 – Migração Interna no Brasil será apresentado em entrevista coletiva on-line no auditório do instituto em Brasília. Os dados qualificam o migrante em quatro diferentes anos: 1995, 2001, 2005 e 2008. As análises são feitas com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desses dados, os pesquisadores classificaram como migrantes aqueles que mudaram de estado nos cinco anos anteriores a cada uma das datas usadas na pesquisa.
Com detalhes, o estudo apresenta informações sobre a origem dos migrantes internos nas regiões do Brasil, além de dados ligados a demografia e condições socioeconômicas desses brasileiros, que representam quase 2% da população.
Sobre os fluxos migratórios, o estudo mostra que grande parte da migração não se dá de regiões mais pobres para outras mais ricas. A maior parte dos migrantes está nas regiões Nordeste e Sudeste, com valores próximos para imigrantes e emigrantes das duas regiões.
A apresentação será transmitida ao vivo para todo o Brasil. Jornalistas poderão enviar suas perguntas, que serão respondidas pelos pesquisadores na coletiva on-line. Para participar, basta se cadastrar pelo e-mail coletiva@ipea.gov.br .
Fonte:
Agência Ipea
Saiba mais sobre o Ipea no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























