Governo
Brasil instala o 1º sistema de detecção de armas de fogo da América Latina
A cidade gaúcha de Canoas (RS) é a primeira na América Latina a implementar o Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD), tecnologia que já está presente em mais de 50 cidades dos Estados Unidos. O município recebe a nova tecnologia em cerimônia na próxima segunda-feira (27), no Centro Integrado de Segurança Pública.
A instalação do sistema custou cerca de R$ 2 milhões, recurso que foi disponibilizado por meio de convênio com o Ministério da Justiça.
O SDD, desenvolvido pela empresa americana Shot Spotter, é composto por sensores de áudio que farão a cobertura do bairro de Guajuviras, em Canoas.
Os sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.
Nos Estados Unidos, o equipamento já está em funcionamento em mais de 50 cidades, como a capital Washington, Los Angeles, Chicago e Boston - em todas, foram registrados bons resultados. O bairro de Guajuviras tem uma população aproximada de 70 mil habitantes.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























