Governo
Instituições debatem tratado da FAO sobre recursos fitogenéticos
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza na sexta-feira (3), em Brasília, um seminário que tem como objetivo discutir questões referentes ao Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA). O encontro vai reunir representantes de Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) e universidades que trabalham com recursos genéticos vegetais em todo o País.
O TIRFAA, criado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), tem como principais objetivos promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos genéticos para a alimentação e a agricultura, garantindo uma partilha justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização desses recursos, em prol de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional.
O recurso genético é todo material genético de valor real ou potencial de origem vegetal, animal e microbiana que possua características de hereditariedade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e micro-organismos do planeta.
O País vem investindo ao longo dos anos em pesquisas e ações de conservação e uso dos recursos genéticos nativos e exóticos, de forma a garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras. Os recursos genéticos exóticos voltados para a agropecuária (como, por exemplo, arroz, feijão, citros, soja e café, entre outros) ocupam um papel de extrema importância na alimentação da população brasileira.
Em 2006, o Brasil ratificou o tratado da FAO. Desde então, as instituições brasileiras de pesquisa e ensino, públicas e privadas, que possuem bancos genéticos vegetais estão se organizando para atender aos seus requisitos.
O evento é patrocinado pelo Programa Agroverde (administrado pela Embrapa e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID), com apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























