Governo
PF desmonta esquema de fraudes em licitações no Espírito Santo
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16), no Espírito Santo, a Operação Moeda de Troca. O objetivo é desarticular uma organização criminosa, constituída por empresários e servidores públicos municipais, que vinha desviando dinheiro público estadual e municipal através de fraudes em licitações.
Foram expedidos, pela Justiça Estadual da Comarca de Santa Leopoldina (ES), 15 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Vitória, Vila Velha e Santa Leopoldina.
As investigações, que tiveram início há cinco meses, mostraram a existência de um esquema de fraudes em licitações públicas nos municípios de Santa Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Viana e Serra. Um dos empresários envolvidos no esquema já havia sido preso pela Polícia Federal em 2003, acusado pelo mesmo tipo de crime.
As fraudes apuradas nas licitações e contratos com os municípios citados eram realizadas através de combinação prévia com os concorrentes ou alternância deles, utilização de “laranjas” na constituição de empresas, e ainda pela “criação de emergência” para contratação com a Administração Pública.
Somente nos municípios mencionados, foram investigados 11 contratos celebrados entre as prefeituras e as empresas investigadas, sendo apurado o montante de cerca de R$ 28 milhões, referente aos anos de 2009 e 2010.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























