Governo
Plano do setor portuário vai incluir construção de portos em rios brasileiros
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está revisando o Plano Geral de Outorgas do setor portuário para incluir estudos sobre a necessidade de construção de portos em rios no interior do País. A primeira versão do documento, que foi concluída no ano passado, apontou apenas a necessidade de construção de novos portos marítimos.
Segundo o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, a revisão do plano deve ficar pronta em um ano. Para o diretor, o objetivo é aumentar o uso das hidrovias para escoamento da produção brasileira. Fialho disse ainda que o uso de hidrovias no lugar das rodovias poderá reduzir o custo do transporte da produção agrícola entre 20% e 30%, além de diminuir em até 68% a emissão de gás carbônico pelo transporte rodoviário.
A Antaq já identificou nove corredores hidroviários que poderão receber novos portos: nos rios Tocantins, Rio Madeira, São Francisco, Parnaíba, Paraguai, Tietê, Paraná, Teles Pires e Tapajós e o corredor do Mercosul, que reúne os rios Jacuí e Ibicuí (RS).
De acordo com Fialho, serão identificadas as áreas prioritárias. Ele destacou que a grande maioria dos investimentos virá da iniciativa privada.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























