Governo
Aneel aprova reajuste de tarifa em Piratininga
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19), em reunião pública de diretoria, o reajuste tarifário anual da Companhia Piratininga de Força e Luz S.A (CPFL Piratininga). Em média, a tarifa deve subir 5,66%.
As novas tarifas entram em vigor no próximo dia 23 de outubro e já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no termo aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria de fevereiro deste ano. A tabela com os novos índices de acordo com a classe de consumo está disponível no site da Aneel.
Os percentuais de reajuste refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, custos com aquisição de energia e aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas elétricos instalados principalmente na região Norte do país, e não integrantes do Sistema Interligado Nacional.
Ao calcular os índices, a agência avalia a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Fonte:
Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























