Governo
Decreto regulamenta áreas da União na Amazônia Legal
O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (25) decreto sobre a regularização fundiária das ocupações de terras em áreas da União na Amazônia Legal. A decisão faz parte da iniciativa Terra Legal, que propõe a implantação de modelos de produção sustentável em 400 municípios da Amazônia Legal.
A meta do projeto é regularizar imóveis de até 15 módulos fiscais ocupados antes de 1º de dezembro de 2004 na área rural. A regularização fundiária urbana também faz parte dos objetivos: o Terra Legal vai medir núcleos urbanos localizados em terras federais e doar as áreas para as prefeituras.
Em 2009, a iniciativa promoveu mutirões em ministérios e órgãos federais para combater à grilagem. A ação foi concentrada, prioritariamente, em 43 municípios nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Pará.
O Terra Legal ainda prevê a entrega de títulos de terras a cerca de 300 mil posseiros que ocupam áreas públicas federais que não sejam reservas indígenas, florestas públicas, unidades de conservação, áreas de fronteira, marinha ou reservadas à administração militar.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























