Governo
Operação Genova desarticula fraudes no ramo de pedras ornamentais
Um esquema de comercialização irregular de pedras ornamentais foi flagrado nesta quarta-feira (6) em operação conjunta realizada pela Receita Federal, o Ministério Público e a Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo, e a Polícia Militar.
Os detalhes da operação serão divulgados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (6), às 15h, no auditório da Delegacia da Receita Federal em Vitória. Participarão da entrevista a delegada Delegacia da Receita Federal em Vitória Laura Gadelha, o Procurador Geral de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini, do Sub-Secretário da Sefaz/ES, Gustavo Guerra e o assessor de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo, Ronalt Willian de Oliveira.
A Operação Genova desarticulou uma organização que seria especializada em fraudes fiscais, principalmente na comercialização de pedras ornamentais, como blocos, placas, chapas e peças de mármore e granito em geral.
O mercado de rochas ornamentais utiliza intensivamente o transporte rodoviário e por isso necessita da contratação de seguro para carga. As investigações indicam que haveria subfaturamento dos valores das mercadorias nas notas fiscais sem prejuízo da garantia de pagamento integral do seguro em caso de sinistro.
Levantamento inicial da Receita Federal demonstra que a sonegação pode ultrapassar duzentos milhões de reais em tributos nos últimos cinco anos, envolvendo cerca de 70 empresas.
Na operação, 72 servidores da Receita Federal e estadual do Espírito Santo e 50 policiais militares estão responsáveis por cumpri 20 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão temporária. As ações concentram-se em empresas situadas no Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Fonte:
Receita Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























