Governo
Projeto Quilombo das Américas abre processo seletivo para pesquisadores
Está aberto o processo seletivo para a contratação da equipe de pesquisadores que dará início ao projeto Quilombo das Américas. A iniciativa busca construir uma rede de articulação de políticas públicas e cooperação entre as comunidades afrorurais do Brasil, Equador, Colômbia e Panamá.
As pesquisas serão realizadas em comunidades afrorurais da América Latina e do Caribe. Por possuirem características diferentes, essas comunidades recebem diferentes denominações, tais como: quilombolas, palenques, cumbes, maroons, cimarrones. Estes grupos integram uma população de afrodescendentes que, nas Américas, ultrapassa 140 milhões de pessoas e representa um terço da população total do continente, estimada em 450 milhões de habitantes.
As vagas estão abertas para pesquisadores com mestrado ou doutorado nas áreas de Ciências Sociais e Ciências da Terra, que tenham experiência prévia junto a comunidades afrorurais e fluência em português e espanhol.
Coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), por meio da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, o Quilombo das Américas conta ainda com a parceria da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Instituições internacionais também integram a rede de apoio ao projeto: Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























