Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2010 > 12 > Posse de Dilma começa às 14h10 do dia 1º

Governo

Posse de Dilma começa às 14h10 do dia 1º

por Portal Brasil publicado: 31/12/2010 10h20 última modificação: 28/07/2014 12h30
Exibir carrossel de imagens Roberto Stuckert Filho/ Portal Brasil Lula passará faixa a Dilma no parlatório do Palácio do Planalto, de onde a presidenta fará um pronunciamento à Nação

Lula passará faixa a Dilma no parlatório do Palácio do Planalto, de onde a presidenta fará um pronunciamento à Nação

Além de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff também vai ser a primeira chefe de Estado brasileira a tomar posse no período da tarde. Seu percurso no dia 1° de janeiro começa na Catedral, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 14h10, e deve chegar ao fim no Palácio do Itamaraty, para o coquetel de recepção de autoridades nacionais e estrangeira, às 18h30. A festa da posse, organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), vai contar com shows de nomes como Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart´nália e Zélia Duncan.

Até segunda-feira (27), o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, contabilizava 54 confirmações de autoridades estrangeiras, a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como representante o chanceler Héctor Timerman. Os presidentes do Uruguai, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Venezuela, Bolívia e Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias Felipe da Espanha e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, confirmaram que virão para a solenidade. Representantes de países africanos e europeus também já enviaram comunicados.

Não existe ainda uma previsão sobre o número total de pessoas que virão à posse de Dilma. Um grupo de seis mulheres da Polícia Federal fará, de forma inédita, a guarda do automóvel que levará a presidenta. Além da Guarda Nacional, das Polícias Militar, Civil e Federal, outros grupos também foram convocados para a garantia de segurança no evento, é o caso do corpo de segurança do Itamaraty e da Presidência da República, chegando a cerca de 3 mil homens. A Esplanada dos Ministérios, assim como o espaço aéreo do local, serão fechados a partir das 13h. As únicas vias de acesso ao local que ficarão disponíveis para circulação de veículos serão as avenidas N1 e S1, avenidas laterais às da Esplanada.

 

Catedral

Dilma deve começar o desfile de posse em frente à Catedral de Brasília. De lá, partirá em direção ao Congresso Nacional em carro aberto, um Roll-Royce modelo Silver Wraith (Espectro de Prata), ano 52, de fabricação inglesa. Se caso a tarde estiver chuvosa, o carro será trocado por um automóvel fechado, também da marca Rolls-Royce.

O cortejo da presidenta eleita deve ser seguido pelo carro do vice-presidente eleito, Michel Temer, um cadilac preto, antecedido por um caminhão com 30 fotógrafos e cinegrafistas e ainda dois carros da equipe de segurança. Dilma deverá estar sozinha no carro, mas pode convidar quem quiser para acompanhá-la a percorrer o trajeto até o Congresso. 

 

Congresso Nacional

A chegada da presidenta e do vice ao Congresso Nacional está prevista para as 16h30. Novamente, caso não esteja chovendo, ela desembarcará na rampa principal de acesso ao edifício do parlamento brasileiro, onde será recebida pela chefe de cerimonial da Casa e pelo presidente do Senado, José Sarney. Se estiver chovendo, Dilma e Temer serão recepcionados na entrada da chapelaria, na entrada principal lateral do prédio.

Os dois seguirão então para o plenário, onde assinarão o termo de posse. Dilma fará o primeiro discurso como presidenta. Na sequência, haverá a execução do Hino Nacional, salva de 21 tiros e revista de tropas.

 

Palácio do Planalto

Em seguida, ela se dirige – em automóvel (aberto ou fechado, dependendo do clima) para o Palácio do Planalto, onde por volta das 16h30 será recebida na rampa presidencial por pelo presidente Luiz Inácio Lula da Sila.

Ela será conduzida até o parlatório. No local, será feita a passagem da faixa presidencial. Após receber o faixa, Dilma e Temer acompanham Lula na descida da rampa; Em seguida, eles retornam ao parlatório, onde a presidenta fará pronunciamento à Nação brasileira. Depois, Dilma irá até o Salão Nobre da Palácio do Planalto e dá posse aos novos ministros de Estado.

 

Itamaraty

Está programada para às 18h30 a chegada de Dilma e Temer ao Palácio do Itamaraty, local em que será comemorada a posse presidencial com um coquetel oferecido a mais de 2 mil autoridades nacionais e estrangeira. Cada chefe de estado falará por 30 segundos com a nova presidente da república e seu vice.

 

Shows em dia de posse

Quem for à posse de Dilma vai poder aproveitar de uma extensa programação cultural preparada especialmente pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP). Nomes como das cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart´nália e Zélia Duncan já estão confirmados. As apresentações terão entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A festa vai comemorar também a posse do Governo do Distrito Federal (GDF).

Das 10h até o meio-dia, haverá apresentações de grupos infantis, com mamulengo e pernas de pau. Já os shows musicais, também começam às 10h e vão até as 14h, divididos em quatro tendas montadas na Esplanada, que homenageiam as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No encerramento dessas apresentações, os artistas se unirão em um só cortejo cívico-cultural, que irá saudar a presidenta Dilma Rousseff, entoando o Hino Nacional Brasileiro.

Após a cerimônia da posse, propriamente dita, das 18h30 às 21h, será a vez do show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart´nália e Zélia Duncan, no palco Centro-Oeste, localizado na Praça dos Três Poderes.

Simultaneamente à festa da posse presidencial, haverá também um palco na Esplanada dos Ministérios onde será celebrada a posse do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O palco GDF receberá atrações de Brasília, São Paulo e Pernambuco.

 

Projeto Arena Brasil

Os shows da posse presidencial serão os primeiros do projeto Arena Brasil, uma série de cinco grandes eventos planejados para 2011 – um em cada região do país, sempre em datas cívicas. A Confraternização Universal, lembrada no dia 1º, inspirou os organizadores a promoverem a celebração da identidade cultural brasileira, com participação de grupos de cultura afro, manifestações indígenas, hip-hop, música de todos os ritmos, dança e cultura popular, vindos de diferentes estados.

Além dos shows da posse, o MinC e a FCP programaram outros quatro shows para o ano que vem. O próximo será na Região Nordeste, no dia 22 de abril, para comemorar a data que marca o Descobrimento do Brasil. No dia 11 de agosto, a Consciência Negra será lembrada com a chegada do projeto ao Sudeste. O 7 de setembro será celebrado no Sul e o 15 de novembro, na Região Norte.

 

 

Confira a programação cultural da posse:


TENDA 1 – Região Norte

10h-11h

Tambor de Couro – Projeto Tambores do Tocantins – Sussa, Catira, Congada e composições tocantinenses

11h-12h

Mestre Jaci, Dona Bernaldina, Dona Laudisia e Rosilda Macuxi (Tuxauas) – Ritual Maruwai, dança Parixara e dança Tukui (Terra Indígena Raposa Serra do Sol/RR)

12h-13h

Flor Ribeirinha - Siriri – (Cuiabá/MT)

13h-14h – Cortejo Cívico-Cultural culminando com a execução do Hino Nacional ao som da Ciranda (Lia de Itamaracá e Mambembrincantes)

Grupo Jabuti-Bumbá – Cordão de Boi (Rio Branco/AC)

14h10-18h30

Posse prsidencial

18h30 às 20h - Lia de Itamaracá – Ciranda – (Itamaracá/PE)


TENDA 2 – Região Sul

10h-11h

Os Pés de Ouro – Fandango – (Paranaguá/PR) 

11h-12h

Sombrero Luminoso – Rock da Fronteira – (Porto Alegre/RS)

12h-13h

Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka – Balé – (Prudentópolis/PR) 

13h-14h – Cortejo Cívico-Cultural culminando com a execução do Hino Nacional ao som da Ciranda (Lia de Itamaracá e Mambembrincantes)

Catumbi – Congada Dramática – (Itapocu/SC) 

14h-18h30


Intervalo - Programação oficial


18h30 – 20h - Comunidade Samba da Vela – Samba – (São Paulo/SP)


TENDA 3 – Região Sudeste

10h-11h

Grupo Jongo de Piquete – Jongo (Piquete/SP) 

11h-12h

Brô MC’s – Rap Indígena – (Reserva Indígena Jaguapiru, Dourados/MS) 

12h-13h

Zé Mulato e Cassiano – Música Caipira (Brasília/DF)

13h-14h – Cortejo Cívico-Cultural culminando com a execução do Hino Nacional ao som da Ciranda (Lia de Itamaracá e Mambembrincantes)

Cia. Mambembrincantes – (Brasília/DF)


14h-18h30

Intervalo - Programação oficial

18h30 às 20h - G.O.G. – Hip Hop – (Brasília/DF)


TENDA 4 – Região Nordeste

10h-11h

Si Bobiá a Gente Pimba – Quadrilha – (Brasília/DF) 

11h-12h

Bumba Boi de Seu Teodoro - Boi – (Brasília/DF) 

12h-13h

Orquestra Marafreboi – Frevo – (Brasília/DF)

13h-14h – Cortejo Cívico-Cultural culminando com a execução do Hino Nacional ao som da Ciranda (Lia de Itamaracá e Mambembrincantes)

Seu Estrelo e o Fuá no Terreiro – Sambada – (Brasília/DF)


14h-18h30

Intervalo - Programação oficial


18h30 às 20h - Banda Cara Nova – Forró – (Brasília/DF)


Programação infantil

10h às 12h - Apresentação de Mamulengos

Mamulengo Presepada

12h às 14h - Bonecos Gigantes e Pernas de Pau – Circo – (Brasília/DF)

Mamulengo Presepada


Palco Centro-Oeste (Praça dos Três Poderes )


19h às 21h - SHOW "CINCO RITMOS DO BRASIL"

Cantoras Convidadas: 

Elba Ramalho

Fernanda Takai.

Gaby Amarantos

Mart´nália

Zélia Duncan


Fonte:
Portal Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Michel Temer acompanha obras dos Jogos Rio 2016
Presidente em exercício Michel Temer esteve no Rio de Janeiro, onde acompanhou os ajustes finais das instalações para os Jogos
Banco Central passa a ser comandado por Ilan Goldfajn
Novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tomou posse nesta quinta-feira (9), em Brasília
Brasil e Paraguai assinam acordos de cooperação
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, recebeu nesta quarta-feira (8) o ministro das Relações do Paraguai, Eladio Loizaga
Presidente em exercício Michel Temer esteve no Rio de Janeiro, onde acompanhou os ajustes finais das instalações para os Jogos
Michel Temer acompanha obras dos Jogos Rio 2016
Novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tomou posse nesta quinta-feira (9), em Brasília
Banco Central passa a ser comandado por Ilan Goldfajn
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, recebeu nesta quarta-feira (8) o ministro das Relações do Paraguai, Eladio Loizaga
Brasil e Paraguai assinam acordos de cooperação

Últimas imagens

Presidente Michel Temer durante apresentação do novo regime fiscal aos líderes da base aliada da Câmara e do Senado
Presidente Michel Temer durante apresentação do novo regime fiscal aos líderes da base aliada da Câmara e do Senado
Foto: Beto Barata/PR
Michel Temer durante visita à Arena Carioca 1 nesta terça-feira (14)
Michel Temer durante visita à Arena Carioca 1 nesta terça-feira (14)
Foto: Beto Barata/PR
O ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, ressaltou em entrevista coletiva que medida propiciará economia de cerca de 230 milhões
O ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, ressaltou em entrevista coletiva que medida propiciará economia de cerca de 230 milhões
Foto: Portal Brasil
Guilherme Campos afirmou comprometimento para que os Correios possam ser sempre uma empresa de confiabilidade.
Guilherme Campos afirmou comprometimento para que os Correios possam ser sempre uma empresa de confiabilidade.
Foto: Correios
Ministro Eliseu Padilha durante coletiva de imprensa para falar sobre a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Ministro Eliseu Padilha durante coletiva de imprensa para falar sobre a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Foto: Carolina Antunes/PR
O ataque ocorreu no centro histórico da cidade, bairro  frequentado por turistas e estudantes.
O ataque ocorreu no centro histórico da cidade, bairro frequentado por turistas e estudantes.
Vladimir Platonow/ Agência Brasil
O esforço, afirma Temer, é para, no final do seu governo, entregar um País equilibrado na política e na economia
O esforço, afirma Temer, é para, no final do seu governo, entregar um País equilibrado na política e na economia
Foto: Beto Barata/PR
Somente em Salvador serão entregues 2.800 unidades
Somente em Salvador serão entregues 2.800 unidades
Foto: Isac Nóbrega/PR

Governo digital