Governo
Brasil saúda realização de referendo sobre eventual criação de um novo país no Sudão
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o governo brasileiro saúda a realização, no período de 9 a 15 de janeiro, do referendo sobre o status do Sul do Sudão, no qual o povo do Sul daquele país optará pela manutenção da unidade com o Norte ou pela secessão (separação) e consequente criação de um novo país.
Os resultados oficiais deverão ser divulgados no prazo máximo de 30 dias após a conclusão do pleito. A informação foi divulgada por meio de nota, no último sábado (8).
Atualmente, o Brasil mantém 20 observadores militares, dois policiais e dois oficiais na missão. O MRE informou que o governo brasileiro enviou, também, missão de observadores eleitorais, integrada por dois diplomatas, ao referendo que se inicia no próximo dia 9 de janeiro.
Segundo o MRE, o referendo constitui o ponto mais alto do processo de implementação do Acordo Abrangente de Paz (AAP), firmado em 2005, entre o Norte e Sul do Sudão, o qual pôs fim a décadas de guerra civil entre as duas regiões do país.
“O governo brasileiro está comprometido em contribuir para a consolidação da estabilidade na região. Em abril de 2010, foram enviados observadores às eleições nacionais do Sudão, as quais representaram importante etapa no processo de paz. O governo brasileiro tem contribuído com oficiais para a Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS), estabelecida em 2005 para dar suporte à implementação do AAP”, informa a nota do Itamaraty.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























