Governo
Brasil saúda resultado pacífico do referendo que resultou na criação do Sudão do Sul
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota, nesta terça-feira (8), informando que o governo brasileiro registrou “com satisfação a conclusão do processo de realização do referendo sobre o Sul do Sudão, com o anúncio, no último dia 7 de fevereiro, dos resultados finais do pleito”. A opção pela secessão (separação) do Sul foi vitoriosa, com 98,83% dos votos válidos.
Assim, inicia-se processo de transição que deverá culminar com o surgimento do novo Estado em 9 de julho de 2011, quando o Sudão do Sul proclamará sua independência. Será a 193o nação do planeta, reconhecida pelas Nações Unidas.
De acordo com a nota do MRE, “o governo brasileiro saúda o povo do Sudão pelo ambiente pacífico e a forma transparente em que foi conduzido o referendo e cumprimenta as autoridades do Norte e do Sul por sua disposição para o entendimento e o diálogo. O governo brasileiro manifesta seu apoio para que as partes, no mais breve prazo possível e dentro da mesma atmosfera de cooperação que marcou a realização do referendo, alcancem acordo sobre questões ainda pendentes”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















