Governo
Índios da tribo Zo’é participam de reunião com ministro da Justiça
Os índios da tribo Zo’é, que ainda viviam de forma isolada no Pará, participaram na terça-feira (15), em Brasília (DF), de audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Foi a primeira vez que representantes da etnia vêm a capital federal e são recebidos por um ministro.
No encontro, foi discutida a relação do povo Zo’é com o Estado brasileiro. O grupo de oito indígenas, que usava roupa pela primeira vez, solicitou apoio e compra de equipamentos para atividades de pesca do surubim, peixe comum na culinária Zo'é. A perspectiva dos indígenas é de que, assim, possam auxiliar a Fundação Nacional do Índio (Funai) na fiscalização territorial e na proteção física e cultural do povo Zo'é.
O desafio para os Zo'é é garantir que a Funai seja informada por eles sempre que constatarem a presença ilegal de garimpeiros, missionários ou outras pessoas que possam colocar em risco a política oficial para povos de recente contato.
O ministro José Eduardo Cardozo garantiu o empenho do ministério e da Funai para que se consolide a relação dos indígenas com o Estado e para que sejam garantidos os direitos indígenas, com a participação ativa dos membros das comunidades. “Me sinto privilegiado e emocionado por recebê-los [os índios da tribo Zo’é] pela primeira vez em Brasília, em nome do Estado brasileiro”, disse.
Cardozo foi presenteado pelo grupo com arcos e flechas característicos da cultura Zo'é e retribuiu o presente com artesanatos da cultura Xinguana e com um mapa do Brasil que mostra a demarcação das terras indígenas. “Vocês conheceram a minha casa. Gostaria agora de poder conhecer a de vocês”, disse o ministro, sinalizando que pretende visitar a tribo Zo’é.
Na tarde de terça-feira os indígenas participam de reunião na Funai, com a Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) para desenvolvimento do Programa Zo'é, que deve prever um conjunto de ações voltadas à promoção de direitos e proteção física e cultural. No final do dia os Zo'é seguiram para o Ministério da Saúde para audiência com o ministro Alexandre Padilha. A programação do grupo continua nesta quarta-feira (16), com visita ao Laboratório de Línguas da Universidade de Brasília, Fundação Darci Ribeiro e TV Universitária.
A comitiva Zo'é é composta por sete homens e uma mulher. M'Badjá, Ipó, M'Bóy, Sin'hú, Kurú, Namihít, Tor'ken e a índia Padj E'tarãndit estão acompanhados da professora Ana Suely Arruda, que estuda a língua desse povo do grupo linguístico Tupi há mais de 15 anos, e participa de todas as reuniões, fazendo a tradução. Também acompanham o grupo Erik Leonardo Jennings Simões, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e o coordenador da Frente Etnoambiental de Cuminapanema, João Carlos Lobato.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















