Governo
Brasil e França vão cooperar em pesquisas nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irá selecionar, por meio de edital, propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade, no âmbito do Convênio CNPq/Agência Nacional de Pesquisa (ANR) da França.
A iniciativa busca fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa brasileira e francesa, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras. Será investido o montante R$ 2 milhões.
Os principais resultados esperados são: o aumento de publicações em revistas e periódicos nacionais e internacionais, advindas das parcerias apoiadas; o estímulo à formação de recursos humanos com participação de orientadores brasileiros e estrangeiros; a geração de produtos e processos; e registro de patentes.
O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil; possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional e/ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq; ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes; e vínculo formal com a instituição brasileira executora do projeto.
A ANR será responsável pelo financiamento das despesas de mobilidade e outros custos adicionais dos pesquisadores franceses envolvidos nos projetos conjuntos, de acordo com as suas normativas internas.
Os interessados podem enviar seus projetos ao CNPq, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. As inscrições serão aceitas até 2 de maio. Os aprovados deverão executar os projetos no prazo máximo de 36 meses.
Para mais informações, consulte o edital.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























