Governo
Dieese apresenta propostas em reunião sobre trabalho e contratações
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (31) entre integrantes do governo, centrais sindicais e entidades do setor da construção civil pesada, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em nome das centrais sindicais presentes, apresentou propostas para investir na formação e qualificação da mão-de-obra dos trabalhadores da construção civil.
Entre as propostas apresentadas está a criação de instrumentos de acompanhamento por obras e definição de questões a serem trabalhadas, como piso salarial, condições de saúde e segurança e data-base, entre outros. Também foram sugeridos investimentos por parte do governo federal e de outros agentes públicos que possibilitem ao território receber as obras e aos trabalhadores o acesso à saúde, saneamento, cultura, esporte e lazer.
O Dieese também recomendou maior organização sindical nos canteiros de obras para agilizar a solução de conflitos e agir de forma preventiva, além da instalação de um processo permanente de inspeção e aferição das condutas e cumprimento das normas, incluindo um processo corretivo que fortaleça a adoção das boas práticas, entre outros.
A pauta apresentada pelas centrais será levada a debate pelo lado patronal. No próximo dia 14 de abril, às 10h, será realizada uma reunião para detalhar as medidas a serem tomadas – regulamentação da contratação e formação profissional – e definir os próximos pontos da agenda de trabalho da Mesa.
Participaram da reunião representantes das seis centrais sindicais – Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) –; da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), além de integrantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Direitos Humanos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























