Governo
Artesãs de El Salvador participam de encontro nacional do Talentos do Brasil
Entre os dias 11 e 15 de abril, representantes do governo e de grupos de artesãs de El Salvador participam do Encontro Nacional do Talentos do Brasil Moda – Capacitação Mercado. A missão vai conhecer a metodologia do projeto Talentos do Brasil, base de um projeto desenvolvido em El Salvador com dez grupos de artesãs rurais.
O encontro é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De 11 a 13 de abril, o encontro será realizado em Salvador (BA) e de 14 a 15 de abril, em João Pessoa (PB).
Esta é a segunda etapa do acordo de cooperação firmado em agosto de 2010 entre MDA, através da Associação Brasileira de Cooperação (ABC), e El Salvador relativo ao Talentos do Brasil. Em outubro, representantes do governo brasileiro estiveram em El Salvador para elaborar um diagnóstico dos grupos atendidos. “O Talentos é um modelo de política pública de organização econômica e produtiva de mulheres que está se expandindo para países que querem emancipar agricultoras e artesãs por meio de uma visão de empreendedorismo, valorizando a cultura e a identidade do país”, afirma a coordenadora do projeto, Patrícia Guimarães.
Organização produtiva e gestão
O Talentos do Brasil reúne cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados. Os grupos estão reunidos em 19 cooperativas, que, juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), dona de um portifólio de mais de 1.500 produtos.
Os grupos que integram o projeto utilizam produtos da biodiversidade brasileira e produtos como lã de carneiro, crina de cavalo e couro de peixe, que são transformados em peças que vão do vestuário, como blusas, saias, vestidos e batas, a acessórios, como bolsas, chapéus, echarpes e bijuterias, entre outros.
Estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente também integram o projeto. A Coordenação de Produtos é realizada pelos estilistas Tereza Santos e Gustavo Grecco. Nas oficinas promovidas pelo projeto, eles compartilham experiência e saberes tradicionais para adequar os produtos às exigências do mercado.
Um dos objetivos do Encontro Nacional é a uniformização de procedimentos das cooperativas e da Cooperúnica. Técnicos e coordenadores do MDA e do Sebrae nacional e estaduais vão abordar organização produtiva e gestão, mercado internacional, gestão contábil, planejamento da segmentação de mercado dos produtos Talentos do Brasil, intercâmbio de experiências e avaliação dos resultados.
Loja virtual
Durante o encontro também será lançado o e-commerce do Talentos do Brasil, loja virtual de comercialização dos produtos das cooperativas que participam do projeto. “Esta será uma importante ferramenta de acesso à compra direta para clientes do varejo ou do atacado, nacionais ou internacionais”, explica o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos.
Desenvolvido pelo MDA e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (Abit e Apex-Brasil) e com apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























