Governo
Inmetro assina acordo com agência chinesa para facilitar identificação de produtos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, assinaram na terça-feira (12) um memorando de entendimento com a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), agência reguladora da China que prevê melhorias na segurança dos produtos de consumo. Entre as propostas, está o acompanhamento e a melhoria dos mecanismos de monitoramento dos produtos que entram em ambos os países.
Com isso, Inmetro e AQSIQ criam um canal de comunicação efetivo para facilitar a identificação de produtos que possam oferecer risco à segurança do consumidor, assim como promover a justa concorrência das empresas no mercado, especialmente naqueles setores regulamentados pelo Inmetro. O acordo prevê ações como visitas técnicas, encontros periódicos e intercâmbio de profissionais.
Já no campo da Metrologia, o Inmetro firmou instrumento de cooperação com seu órgão congênere na China, o Instituto Nacional de Metrologia (NIM). O objetivo da iniciativa conjunta, segundo o Inmetro, é promover o intercâmbio de conhecimento técnico e científico em metrologia, com ênfase nas áreas de novos materiais, nanotecnologia, nanometrologia e troca de materiais de referência certificados.
Fernando Pimentel e João Jornada integram a comitiva do governo brasileiro à China esta semana, liderada pela presidenta Dilma Rousseff.
Fonte:
Inmetro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























