Governo
Ministros recebem medalha da Ordem de Rio Branco durante comemoração do Dia do Diplomata
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, foram condecorados nesta quarta-feira (20) com a medalha da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã Cruz. A cerimônia de entrega da comenda, que comemorou o Dia do Diplomata, foi realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília. Outros ministros também foram homenageados e receberam a medalha da presidenta Dilma Rousseff.
Participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci; o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; o secretário geral do Itamaraty, Ruy Nogueira; e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Carvalho Siqueira.
A Ordem de Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais. É composta pelos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A entrega da comenda se realiza no dia 20 de abril, Dia do Diplomata, que marca o nascimento do Barão do Rio Branco.
Para Mercadante, a medalha tem grande significado para a diplomacia brasileira e é dedicada a todos que contribuíram para a Ciência e a Tecnologia. “É uma homenagem ao ministério e a todos que tem contribuído com a nossa diplomacia. Temos trabalhado bastante nos acordos internacionais e na busca de parcerias estratégicas”, disse.
Já o ministro Negromonte disse que “é uma grande honra receber essa condecoração, que é uma homenagem ao Patrono da Diplomacia. Acho que nosso corpo diplomático tem um nível de excelência que nos garante muito respeito no plano internacional. Receber essa condecoração tem algo ainda mais especial para mim, me identifico muito com a mensagem impressa nela: em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança. Esse é meu sentimento sempre, aqui ou em quando estou em qualquer parte do mundo”.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























