Governo
Ministério participa de discussão sobre banda larga na América Latina
O diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, participa na quinta-feira (26) da III Reunião de Diálogo Regional sobre Custos de Conexões Internacionais de Banda Larga, em Santiago, no Chile. O encontro, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), visa a discutir temas como a banda larga e cooperação regional, demandas regionais, políticas de promoção e regulação e pontos de interconexão.
Durante o evento também será discutida a construção de infovias de banda larga – os chamados backbones e backhauls - interligando os países da região. Segundo Oliveira, a maior parte das informações e dados que circulam pela web entre os países latino americanos atualmente precisa ir até os Estados Unidos, via satélite ou cabo submarino, e retornar. “A conexão direta entre esses países reduzirá significativamente os custos e o tempo gasto com a transmissão de conteúdos pela internet”, ressalta o diretor.
Outro tema a ser debatido na reunião é a construção de novos cabos marinhos conectando a América Latina a outras regiões - como os Estados Unidos, a Europa e a Ásia - e aumentando, assim, a capacidade de transmissão de dados pela internet. O encontro contará, também, com a participação de especialistas europeus em políticas públicas relacionadas à banda larga, que farão apresentações sobre o tema.
Esta é a terceira vez que os países latino-americanos reúnem-se para discutir questões ligadas aos custos da banda larga. Em novembro de 2010, o grupo reuniu-se em Lima, no Peru. A primeira reunião também foi realizada no Chile, em agosto do ano passado.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























