Governo
Projeto vai otimizar recursos de R$ 304 mi para regular vazão do Rio Jequitaí (MG)
Foi assinado nesta quinta-feira (12), no Centro Administrativo do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, um documento que objetiva formalizar a cooperação para se implantar e otimizar os múltiplos usos do Projeto Jequitaí. Nesta segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), o governo federal decidiu priorizar a retomada do projeto, alocando o valor de R$ 304 milhões, a ser investido no período de 2011 a 2014.
A área do Projeto Jequitaí engloba 12 municípios mineiros, o que representa um total de 587 mil habitantes. O empreendimento prevê, entre outras ações, a construção de duas barragens visando à regularização da vazão do rio Jequitaí, à formação de um reservatório de água, à geração de 20 MW de energia e ao aproveitamento hidroagrícola de cerca de 30 mil hectares.
Estão envolvidos no convênio assinado nesta quinta-feira o Ministério da Integração Nacional – por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); a Fundação Rural Mineira (Ruralminas); a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa); a Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha; Mucuri e Norte de Minas (Sedvan) e a International Finance Corporation (IFC).
Participaram da solenidade de assinatura o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























