Governo
Sociedade sugere mais mecanismos de avaliação de políticas públicas
A consolidação de sistemas de avaliação de políticas públicas foi uma das principais sugestões apresentadas nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, por lideranças empresariais e sindicais que integram o Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Matriz Energética do Conselho de Desenvolvimento Social (CDES). Durante reunião, os representantes consideraram ser fundamental que a elaboração dos planos de investimentos para os próximos quatro anos, o chamado Plano Plurianual (PPA) ressalte a necessidade de metas e de mecanismos que permitam o monitoramento das ações.
“A discussão sobre a infraestrutura no âmbito do PPA mostrou como a relação entre governo e sociedade evoluiu. A sociedade quer mais do que compromissos, quer sistemas de avaliação e a participação dos usuários na definição dos programas”, assinalou o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, ao encerrar o encontro realizado no Gabinete da Presidência da República, na Avenida Paulista.
Para Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), a necessidade de planejamento e monitoramento pode ser demonstrada na questão da mobilidade urbana. “O PPA pode resultar na criação de um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para resolver os gargalos das grandes e médias cidades, processo que deve começar com as obras da Copa do Mundo”, assinalou. Para o empresário, a gestão é um problema a ser superado para resolver questões também do saneamento, dos transportes e da energia.
Ao apresentar os programas temáticos do plano plurianual, o diretor do Departamento de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Cilair de Abreu, disse que o governo pretende acolher as sugestões da sociedade civil no PPA. Ele assinalou que o plano traçado pelo governo estabelece objetivos nos quais estão previstas metas regionalizadas e iniciativas que contemplam a entrega de produtos e serviços.
Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























