Governo
Defesa apresenta cursos destinados a jovens recém-saídos do serviço militar
Após prestar serviço militar obrigatório em 2011, o jovem poderá fazer cursos profissionalizantes nas áreas de webdesign, eletromecânica, refrigeração, ou ainda de bombeiro eletricista, dentre outros. As atividades fazem parte do Projeto Soldado Cidadão, que tem o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho os jovens recém-saídos do serviço militar temporário em todo País.
O Ministério da Defesa apresentou nesta terça-feira (26), na sede do Terceiro Comando Aéreo Regional no centro do Rio de Janeiro, as atividades do projeto para este ano. De acordo com o coordenador executivo do Soldado Cidadão, major Marco Magalhães, a iniciativa ajuda a combater o aliciamento pelo crime organizado dos jovens que terminam o período de serviço militar.
O major destacou que o projeto insere no mercado de trabalho cerca de 70% dos jovens que concluem os cursos. Até o fim de 2010, foram contratados quase 150 mil jovens em todo País. O Soldado Cidadão existe desde 2004. “De acordo com o mercado de trabalho regional, os cursos são selecionados para que os jovens sejam absorvidos. Ao terminar o curso, os agentes do projeto fazem o cadastramento do militar no Sine [Sistema Nacional de Emprego]”, explicou.
Segundo o coordenador, apesar do orçamento insuficiente para atender a toda demanda, cada vez mais jovens procuram as Forças Armadas para prestar serviço militar. “O jovem querendo servir as Forças Armadas, realmente traz um benefício muito grande para a imagem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse Magalhães.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























