Governo
Famílias atingidas por chuvas em Roraima recebem pagamento do BPC mais cedo
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o dia do pagamento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) a todos os beneficiários domiciliados no estado de Roraima. A antecipação foi autorizada devido ao estado de calamidade pública em que se encontram os municípios roraimenses em decorrência das enchentes. Segundo o órgão, a antecipação irá perdurar até a situação se normalizar.
O dinheiro estará disponível a partir do primeiro dia do calendário de pagamento do BPC, independente dos números finais do cartão do beneficiário. No caso de julho, será no dia 25.
Os beneficiários também têm o direito de antecipar o pagamento de mais um benefício. O valor antecipado será ressarcido em 36 parcelas fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do próprio benefício, sem qualquer custo ou correção. Para tanto, é necessário assinar o termo de opção de antecipação de uma renda nos locais de recebimento do benefício.
Quem recebe o BPC
O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal, que assegura um salário mínimo mensal ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família.
Em ambos os casos, é necessário que a renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente.O pagamento é realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























