Governo
Itamaraty comemora aprovação do Tratado Constitutivo da Unasul no Congresso
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta sexta-feira (8) afirmando que “registra, com grande satisfação, a aprovação do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pelo Senado Federal”, em 7 de julho.
Segundo a nota, essa etapa encerra a tramitação legislativa do tratado no Brasil, que permitirá a participação do País como membro pleno da Unasul.
A Unasul reúne oito conselhos para promover a cooperação no nível sul-americano: Defesa; Desenvolvimento Social; Saúde; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; Problema Mundial das Drogas; Infraestrutura e Planejamento; Energia; e Economia e Finanças.
O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em Brasília em 23 de maio de 2008 e, até o momento, já foi aprovado internamente por dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
O tratado entrou em vigor em 11 de março deste ano, já que estava previsto o início de sua vigência após a aprovação legislativa por nove países.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















