Governo
Japão completa transição da TV analógica para digital, no padrão nipo-brasileiro
O Japão concluiu a transição para o sistema digital de TV nesta semana. As transmissões analógicas foram oficialmente desligadas e o conteúdo da TV Digital passou a ser distribuído para mais de 120 milhões de pessoas, quase toda a população do país. Com o chamado “apagão analógico” ou “switch off”, o Japão se tornou o primeiro país com o padrão nipo-brasileiro de TV Digital a completar a transição.
Segundo o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, entre as vantagens do padrão nipo-brasileiro estão a alta definição, mobilidade e portabilidade, além da pronta transmissão de alertas em caso de desastres.
O sucesso da transição no Japão, segundo o ministério, se deu, em parte, à criação de 51 “centros de suporte” para os telespectadores, locais onde a população podia tirar dúvidas, numa parceria entre governo, radiodifusores e fabricantes. Idosos e famílias de baixa renda tiveram prioridade no atendimento.
O governo também estabeleceu medidas para popularizar os conversores de TV Digital (set-top-boxes), necessários para captar o sinal digital. Com isso, o preço caiu gradativamente. Além disso, foram doados conversores para famílias de baixa renda que não tinham condições de adquirir o aparelho.
No Brasil, a mudança completa deve ocorrer em 2016. Até lá, o sinal digital e o analógico seguem ativos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























