Governo
Número de cidades no RS em situação de emergência por causa da chuva sobe para 26
O número de municípios que decretaram situação de emergência por causa da chuva no Rio Grande do Sul subiu de 20 para 26, informou o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Oscar Moiano. Levantamento do órgão mostra que 123 mil pessoas foram afetadas pela chuva desde o dia 20 de julho. Os dados indicam que há 13.770 desalojados e 5.400 desabrigados, mas, segundo o coordenador, é provável que esse número seja bem menor, porque muitas pessoas estão retornando para casa.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva persiste na região Sul nesta quinta-feira (28). “Chove forte, com trovoadas, desde a madrugada, no sul e leste do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina. Nas próximas horas, devem ocorrer pancadas também no oeste do Paraná”, disse o meteorologista Flávio Varone, do Inmet em Porto Alegre.
Segundo ele, rajadas de vento de mais de 80 quilômetros por hora (km/h) atingem as regiões onde chove no Rio Grande do Sul. As estações do Inmet registraram ventos de 83 km/h em Soledade e de 65 km/h em Santiago. Também pode ocorrer queda de granizo nestas áreas. “O tempo volta a melhorar a partir da manhã de sábado (30)”, afirma Varone.
O meteorologista afirmou que a Defesa Civil gaúcha está de prontidão para atender a ocorrências relacionadas ao temporal que atinge o estado nesta quinta e destacou que foi feito todo um trabalho de prevenção. “Desde o início da semana enviamos comunicados de alerta para as regiões que já sabíamos que seriam mais atingidas. Temos nos municípios agentes capacitados a agir nessas circunstâncias”, disse.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























