Governo
Militares recebem treinamento para exercer papel de polícia
Nesta semana o Exército está promovendo, na cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto, o quarto treinamento anual do comando militar do planalto. Cerca de 600 militares que servem em Brasília e Cristalina (GO) devem participar do curso.
O objetivo é preparar os militares para atuar em operações para garantir a ordem, em situações previstas pela constituição federal, onde o exército pode atuar com poder de polícia. Segundo o major do comando militar do planalto Clovis Gomes Silva, esse tipo de atuação militar ocorre quando órgãos de segurança pública, como as polícias civil e militar, não conseguem manter a ordem. Nesses casos, para que as forças armadas entrem em ação, é necessária a autorização da Presidência da República.
Santo Antônio do Descoberto foi escolhido por estar próximo a Brasília e, também, por ser um município pequeno. “Aqui, a presença da tropa não traz muitos transtornos para o dia a dia dos moradores”, disse o major Clovis Gomes Silva.
Os exercícios consistem na ocupação de pontos estratégicos e no controle de distúrbios populares. Nesses casos, a simulação é feita com militares em trajes civis.
Nesta terça-feira (9) o exército fechou as entradas e saídas da cidade e está controlando o tráfego de veículos. De acordo com o major César Humberto, que comanda a operação, as principais ocorrências foram referentes a problemas de trânsito, como falta de documentos de alguns carros e motoristas. Os militares também estão promovendo ações sociais na cidade, com orientação médica e odontológica à comunidade e palestras sobre as formas de ingresso no exército brasileiro.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























