Governo
Operação Mar de Lama combate fraudes em merenda escolar e salário de funcionários em PE
A Polícia Federal identificou um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de alimentação, fornecedoras de merenda escolar para várias prefeituras de Pernambuco, e o desvio de valores referentes a salários de funcionários fantasmas. A operação Mar de Lama foi deflagrada nesta quinta-feira (25).
Serão cumpridos seis mandados de condução coercitiva para dois gerentes de banco, um empresário, um político, um funcionário público e um estudante. Vinte e cinco policiais federais participam da operação.
Todos estavam sendo investigados por participação no ano de 2007 em um esquema que abrangia a abertura de contas bancárias fraudulentas, tituladas por pessoas inexistentes, com uso de documentos falsos – para depósito e subseqüente saque de valores decorrentes dos crimes de corrupção e peculato, com a intenção de dificultar o correspondente rastreamento. Foi apurada também a extorsão de empresários que mantinham contratos com determinada prefeitura, visando financiar o “caixa-dois” de campanha de reeleição de prefeito.
Estima-se que cerca de R$ 1,8 milhão foram “lavados” nesse processo durante o ano de 2007. Todas as pessoas trazidas para a sede da Polícia Federal serão ouvidas e liberadas. Eles poderão ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, uso de documentos falsos, administração fraudulenta de instituição financeira, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
A identificação do grupo decorreu de investigações iniciadas também em 2007 apontando para um largo esquema de corrupção e desvio de verbas públicas envolvendo diversos políticos. As investigações focavam a negociação e o pagamento de propina para garantir apoio aos projetos em uma espécie de “mensalão”.
Nos próximos dias, serão intimados para interrogatório cerca de 50 pessoas investigadas dentro da operação.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























