Governo
Brasil volta a investir em parques siderúrgicos
A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (1º) da cerimônia de inauguração do Complexo Siderúrgico da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba (MG). Durante o evento, Dilma considerou a iniciativa “muito relevante”, pelo fato de o empreendimento marcar “uma nova época para o Brasil”.
Na ocasião, a presidenta lamentou o fato de o País, apesar de ser um dos maiores produtores de minério de ferro, ter reduzido os investimentos no parque siderúrgico nas últimas décadas.
No discurso, Dilma contou que o País também entra num instante de descoberta no setor de petróleo e gás. Ela se referiu às descobertas de reservas petrolíferas em lâmina d’água de sete mil metros pela Petrobras, e explicou que a estatal pretende investir US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos. “É um dos maiores investimentos na área de petróleo e gás do mundo e é, sem sombra de dúvida, um dos maiores investimentos entre as empresas chamadas majors da área de petróleo e gás. Isso significa uma demanda bastante forte sobre um mercado fornecedor de bens e de serviços”, destacou.
Crise e Copa
A presidenta também falou das providências que o governo federal está tomando para preparar o País para enfrentar os efeitos de uma possível crise financeira mundial. Segundo Dilma, o Brasil “tem um grande fator de sustentação, que é o fato de nós termos um dos mercados internos que mais crescem, e por vários motivos, entre eles o que eu acho que é o mais relevante pelo fato de nós termos trazido para se tornar consumidores – cidadãos, trabalhadores, empreendedores – uma “Argentina” ao longo dos últimos oito anos”.
Finalmente, ela falou sobre os eventos que estão sendo preparados pelo Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além dos programas como o Minha Casa, Minha Vida, que exigirão bastante investimentos. “O nosso caminho é: nós vamos continuar crescendo, nós vamos continuar investindo, nós não queremos o País em recessão, nós temos armas suficientes, mas nós também vamos manter a estabilidade do nosso País”, afirmou.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















