Governo
China troca experiências com Brasil na área de computação em nuvem
Uma delegação chinesa e equipes do Serviço Federal de Processamento de Dado (Serpro) se reuniram para discutir uma proposta de colaboração de tecnologias de centros de dados e computação em nuvem entre Brasil e China. No encontro, realizado na terá-feira (13) no Rio de Janeiro, foi discutida a possibilidade de obtenção de infraestrutura para transformar conhecimento de software em serviços e negócios de governo em nuvem.
De acordo com Luís Cláudio Tujal, da Coordenação de Tecnologia do Serpro, “a estratégia apresentada pelo Serpro na reunião é um plano de expansão baseado na utilização da tecnologia de nuvem para prover soluções para governo eletrônico tanto federal, quanto estadual e municipal”, explica.
A parceria com os asiáticos foi fortalecida com a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, à China. Na ocasião, o governo chinês mostrou-se interessado em investir 50 milhões de dólares no Brasil para pesquisas em computação em nuvem.
Ainda segundo Tujal, a delegação chinesa teceu muitos elogios ao País e ao Serpro. “Eles constataram a evolução do trabalho em nuvem no Brasil e esperam levar a inteligência para os serviços de governo eletrônico na China”, destacou.
Na reunião, estiveram presentes também Zhao Bo, diretor-geral do departamento de indústria de tecnologia da informação; Zhang Xiaoyan, diretor do departamento de cooperação internacional, divisão para assuntos Ásia, América e Oceania; e Ana Amorim, representando o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.
Fonte:
Serpro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























