Governo
Escola Superior de Guerra cria curso inédito sobre defesa na administração federal
Com o objetivo de incentivar o estudo de assuntos da Defesa nos escalões da administração pública, no meio militar e junto aos setores empresariais e acadêmicos, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizará o primeiro Curso Superior de Política e Estratégia (1° CSUPE), com duração de dois meses. A aula inaugural do curso será proferida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, às 15h de terça-feira (20), em Brasília. O curso terminará no dia 18 de novembro.
O programa de estudo é inédito e envolve, entre outros assuntos, questões orçamentárias, proteção da fronteira, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País.
Para que o curso atenda a seus objetivos, a ESG selecionou, entre cerca de100 candidatos, 41 representantes da área civil e 13 da área militar, pertencentes a 28 diferentes órgãos de governo. Eles cumprirão uma carga horária de 57 horas de painéis e palestras, a serem conduzidos por integrantes do próprio Ministério da Defesa, além de conferencistas dos ministérios das Relações Exteriores, Orçamento e Gestão, Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Polícia Federal, Receita Federal, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pesquisadores e empresários da indústria de defesa.
Além de exposições teóricas conceituais, uma parte do 1º CSUPE será destinada a visitas. Nelas os participantes irão conhecer o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, centros de excelência em suas respectivas áreas de atuação.
A solenidade oficial de abertura e a apresentação dos estagiários ao comandante da ESG serão realizadas nesta terça-feira, às 14h.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























