Governo
Escolha do padrão de rádio digital vai considerar aspectos técnicos e econômicos
Para escolher um padrão de rádio digital no Brasil, o Ministério das Comunicações está realizando testes com sistemas de transmissão de recepção. A escolha do sistema vai levar em consideração aspectos geográficos e também socioeconômicos.
A informação foi dada nesta quinta-feira (1°) pelo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, durante a abertura do Seminário de Rádio Digital.
“Quando avaliarmos as opções, teremos também de levar em consideração os aspectos econômicos do padrão, porque não podemos ter um equipamento que seja muito caro e se torne inacessível para a população”, disse. O secretário citou como exemplo os Estados Unidos, onde um aparelho receptor de rádio digital custa pelo menos US$ 49, valor relativamente alto.
Como uma das preocupações do ministério em relação à realização dos testes, é a questão geográfica no Brasil. Os equipamentos passarão por avaliações em cidades com diferentes características de relevo, como por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Alvarez destacou a importância do rádio para pequenas cidades e também para regiões mais afastadas. Ele citou o exemplo da Amazônia, onde grande parte da população obtém informações sobre o que está ocorrendo no país e no mundo por meio das emissoras de rádio. “O rádio é o meio de comunicação por excelência, porque supera as fronteiras geográficas e sociais”, disse Alvarez.
O secretário afirmou aos participantes do evento que poderá haver muitos ganhos com a migração do rádio para a tecnologia digital. Além do som com melhor qualidade, também será possível a criação de novos serviços e implementação de uma espécie de convergência com as demais mídias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















