Governo
Sete de Setembro reúne milhares de brasilienses na Esplanada dos Ministérios
O tempo quente e seco não afastou os brasilienses da Esplanada dos Ministérios no feriado de Sete de Setembro. Milhares de pessoas acompanham o desfile desde as 9h. Quem chegou cedo conseguiu um lugar nas arquibancadas cobertas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital federal está em estado de alerta devido à baixa umidade do ar, que pode chegar a 15% nas horas mais quentes do dia, quando a temperatura deve alcançar os 30 graus Celsius.
O Exército Brasileiro participou do desfile com veículos militares e tropas de diversas organizações militares, entre elas os tradicionais Dragões da Independência, o Batalhão da Guarda Presidencial e o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, com a apresentação da premiada pirâmide humana. Após o desfile, houve apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
As comemorações do Dia da Independência, em Brasília, como em outras cidades do País, também foram marcadas por protestos contra a corrupção. Vestidos de preto, manifestantes carregavam cartazes pedindo o fim do voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado e punição para corruptos.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas participaram da manifestação. O movimento foi pacífico. Entre os participantes estavam estudantes, aposentados e até crianças, como Pedro Henrique, sete anos, que acompanhou a avó Mônica Gusmão Barcelos durante a passeata. “Vim marchar contra a corrupção”, disse o menino.
Para a professora aposentada Virgínia Messias, 65 anos, a manifestação é importante para conscientizar as pessoas. “É uma forma de cada um se expressar e espero que este movimento alcance outros que ainda estão em casa, confortavelmente. Ponham a mão na consciência.”
Às 10h, os participantes da Marcha Nacional contra a Corrupção ganharam as ruas e saíram do Museu da República em direção à Praça dos Três Poderes. O movimento apartidário foi convocado pelas redes sociais na internet.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























