Governo
IBGE divulga nova Análise dos Dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório Análise dos Dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) dos Sistemas GNSS – 2001 a 2005. Na prática, são sistemas de navegação por satélites, como por exemplo, o GPS.
A RBMC é composta de estações cujas informações permitem calcular as coordenadas mais precisas do País, podendo fornecer a qualquer usuário localizações com precisão de milímetros. Pode ser utilizada tanto para apoiar o projeto, construção e monitoramento de grandes obras de engenharia, como estradas, pontes e barragens, quanto na demarcação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental, entre outros, além de auxiliar no monitoramento de veículos.
Na publicação estão disponíveis indicadores e análises que permitem avaliar a qualidade dos dados e verificar o desempenho do funcionamento das estações existentes. Tendo em vista o grande número de aplicações em que a RBMC é empregada, torna-se importante fornecer tais informações de forma que seja possível aos seus usuários avaliar o funcionamento da rede e empregar tais informações no planejamento de suas atividades.
O relatório pode ser acessado na página eletrônica.
Fonte:
IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























