Governo
Acordo de livre comércio Mercosul-Palestina deve ser assinado em dezembro no Uruguai
Um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Palestina deverá ser assinado durante a Cúpula do Mercosul, a realizar-se em Montevidéu (capital do Uruguai), em dezembro de 2011. O lado palestino anunciou que o presidente Mahmoud Abbas comparecerá à cúpula.
Para avançar na finalização do acordo, delegações do Mercosul e da Palestina reuniram-se na cidade de Ramalá, nos dias 16 e 17 de outubro.
Segundo nota divulgada na segunda-feira (17), pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a negociação desse acordo reflete o apoio dos países do Mercosul a uma Palestina independente e economicamente viável, coexistindo em paz com todos os seus vizinhos.
A delegação palestina foi chefiada por Hasan Abu Libdeh, ministro da Economia nacional, e a do Mercosul por Valeria Csukasi, diretora de Integração do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai.
Os dois lados reconheceram a importância de aperfeiçoar as relações comerciais e econômicas entre o Mercosul e a Palestina, bem como de compartilhar experiências em matéria de desenvolvimento econômico e de cooperar na área de capacitação.
Abu Libdeh destacou que a conclusão desse acordo com os membros do Mercosul, a quinta maior economia do mundo, é muito importante e contribuirá para a construção institucional na Palestina.
“A presidência do Mercosul expressou reconhecimento pela hospitalidade do lado palestino e sua contribuição para o resultado exitoso da reunião”, informa a nota do Itamaraty.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























