Governo
Assentados na Bahia produzem alimentos orgânicos para comunidades carentes
A produção de alimentos de dois assentamentos em Muquém de São Francisco, no Território da Cidadania do Velho Chico, irá alimentar, por um ano, duas comunidades carentes do município. A iniciativa partiu de 15 trabalhadores rurais do assentamento Manoel Dias e oito agricultores do assentamento Nice e é efetuada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A primeira entrega acontece na sexta-feira (14) para 164 famílias do povoado rural de Javi. As famílias receberão hortaliças orgânicas cultivadas pelos assentados do Manoel Dias. Na segunda semana de novembro, será a vez de 110 famílias carentes da cidade de Muquém de São Francisco receberem rúcula, alface, maxixe e quiabo, entre outros itens orgânicos, cultivados pelos agricultores do Nice.
A inscrição das famílias assentadas no PAA foi uma iniciativa da Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra. “As famílias estão muito felizes com o PAA, que garante venda certa da produção”, conta a técnica em agropecuária, Lidiane Oliveira, que atende aos dois assentamentos.
Os recursos do PAA garantem a compra antecipada da produção agrícola dos pequenos agricultores e assentados. O programa depositou, na quinta-feira (22), R$ 33,6 mil para as famílias do Nice. “À medida que as entregas forem realizadas, os assentados acessam aos recursos”, explica Lidiane. Outros R$ 63,5 mil já estão em conta para os 15 agricultores do Manoel Dias que vão receber a primeira parcela com a entrega das hortaliças, no dia 14 de outubro, ao povoado carente de Javi.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























