Governo
Banda larga popular chega ao estado do Amapá
A internet popular vai ser disponibilizada ao estado do Amapá a partir do dia 15 de dezembro. O sinal, transmitido da Telebras de Belém (PA), será transportado por provedores locais para Macapá através de torres de transmissão. O anúncio foi feito durante o IV Congresso Amapaense de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizado esta semana, em Macapá (AP).
A Telebras fará parcerias com empresas da região para que ofertem a banda larga nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, reitera que a conexão por fibra óptica chega ao estado do Amapá em dezembro de 2012 com a conclusão do Linhão de Tucuruí (no trecho Manaus/Macapá), uma grande linha de transmissão de energia que vai cortar a Floresta Amazônica entre os estados do Pará, Amazonas e Amapá.
A empresa OI também planeja conectar o estado no próximo ano, construindo uma ligação de fibra óptica entre a Guiana Francesa e a rede da Eletronorte, que já conecta os municípios de Calçoene e Macapá. Para tanto, a empresa poderá receber benefícios fiscais do governo do Amapá.
O Amapá é o único estado do País que não está conectado por fibra óptica e tem a menor densidade de acessos à internet entre todos os estados brasileiros, com menos de um ponto de conexão para cada 100 mil habitantes. “A internet no Amapá é a mais cara do Brasil, por isso levar a banda larga popular aos cidadãos amapaenses é uma prioridade do governo federal”, ressalta o diretor.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























