Governo
IBGE divulga retrospectiva de 15 anos de rede que monitora satélites
A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS —Sistemas de Navegação Global por Satélites, como o norte-americano GPS ,Sistema de Posicionamento Global —, completa 15 anos no próximo dia 13 de dezembro, e as atividades da rede desde a sua criação estão disponíveis em uma publicação lançada nesta quarta-feira(30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A publicação Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS - 15 anos - 1996 a 2011 traz detalhes do histórico e de operações da rede.
A RBMC é composta de estações cujas informações permitem calcular as coordenadas Do País, podendo fornecer aos usuários localizações com precisão de milímetros. Segundo o IBGE, os dados podem utilizados tanto para apoiar o projeto, construção e monitoramento de grandes obras de engenharia, como estradas, pontes e barragens, quanto na demarcação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental, entre outros, além de auxiliar no monitoramento de veículos.
Em 1996, o IBGE iniciou a implantação e operação da RBMC, a primeira deste tipo na América do Sul, com a instalação das estações de Curitiba (PR) e Presidente Prudente (SP) e a integração das estações de Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
As estações da RBMC recebem os sinais de satélites artificiais com alta precisão, ajudando, através da interconexão com redes de outros países e continentes, a melhorar a qualidade dos sistemas envolvidos . Atualmente são 85 estações instaladas, 6 em fase de conclusão de instalação e testes e 2 em fase de projeto e instalação.
Fonte: IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























