Governo
Brasil participa de reuniões da Parceria para Governo Aberto
A Controladoria-Geral da União (CGU) participa nesta terça-feira (06), em Brasília, da abertura das reuniões da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP). A OGP é uma iniciativa internacional que tem o objetivo de difundir e incentivar globalmente práticas governamentais de promoção da transparência, combate à corrupção, e participação social.
A subsecretária de Estado para Democracia e Assuntos Globais dos Estados Unidos, Maria Otero, além de representantes do governo britânico estão entre as autoridades estrangeiras que também vão participar das reuniões.
O Comitê Diretor da OGP vai auxiliar, até a próxima quinta-feira (8),os países interessados em aderir à parceria na elaboração dos compromissos que deverão assumir ao formalizarem a adesão, em abril de 2012, durante evento que também será realizado em Brasília. Será uma importante oportunidade para a troca de experiências e discussão de prioridades.
Além de Brasil e Estados Unidos, co-presidentes da OGP, Reino Unido, África do Sul, Filipinas, Indonésia, México e Noruega também fazem parte do Comitê Diretor, assim como nove organizações não-governamentais, incluindo o brasileiro Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
Desde que foi criada, outros 42 países já manifestaram interesse em participar da parceria. Para formalizar a adesão, eles deverão endossar a Declaração de Princípios da OGP e apresentar seus planos de ação nacional com as medidas necessárias para o atendimento de requisitos mínimos, se comprometendo a avançar na transparência governamental, na luta contra a corrupção e no engajamento da sociedade. Veja a lista completa dos países interessados em aderir à OGP no site.
Confira a programação do evento no site da Controladoria-Geral da União.
Fonte:
CGU
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















