Governo
Fábrica de semicondutores anuncia investimentos no Brasil
O presidente da fabricante de semicondutores Nanium, Armando Tavares, anunciou que a empresa iniciará suas atividades no Brasil até a primeira semana de fevereiro, com a constituição da Nanium Holding. O anúncio foi feito no encontro de Tavares com o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto, na última quarta-feira (18). A sede da empresa portuguesa ficará em Belo Horizonte (MG) e, em um primeiro momento, irá operar apenas na prestação de serviços, como consultoria na área de tecnologia aplicada.
O passo seguinte é a instalação de uma fábrica de semicondutores no País em parceria com uma empresa nacional. A Nanium possui know-how na fase de packaging (ou encapsulamento) dos chamados chips, os cérebros dos equipamentos eletrônicos. O local deve ser definido até março. Entre os estados que podem receber os investimentos, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os representantes da Nanium afirmaram que o projeto nasce com pé no chão, mas ponderaram que o objetivo é viabilizar o negócio para produção imediata, fazendo um trabalho significativo de substituição de importações no Brasil.
O secretário Nelson Fujimoto considerou o anúncio um gesto inicial importante justamente porque o Brasil é hoje o terceiro maior produtor de computadores do mundo, um grande mercado para televisores e telefones, mas tem uma balança comercial desfavorável na área de eletrônicos porque não tem produção relevante de semicondutores. “Um dos nossos objetivos com o Plano Brasil Maior é atrair investimentos para suprir deficiências do País em alguns elos da cadeia produtiva. É o caso das tecnologias de informação e comunicação. Daí a importância desse anúncio”, ressaltou Fujimoto.
Até ao momento, o único projeto de fábrica de semicondutores no Brasil é uma joint-venture brasileiro-coreana chamada HT Micron, em fase de construção em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Prevista para abrir as portas no final de 2012, a fábrica tem investimentos previstos de US$ 200 milhões.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























