Governo
Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro
O brasileiro Bráulio Ferreira de Souza Dias foi escolhido pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban-ki-moon, para ser o próximo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), com sede em Montreal, no Canadá. Ele terá um mandato de quatro anos.
Dias é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Zoologia pela Universidade de Edimburgo, além de professor-adjunto de Ecologia (licenciado) da UnB. Antes de ocupar sua atual função, foi diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
No MMA, ele é responsável pela supervisão de vários programas e participou das negociações da Convenção sobre Diversidade Biológica. O secretário também foi vice-presidente da União Internacional de Ciências Biológicas e coordenador do Comitê Gestor da Rede Interamericana de Informação sobre Biodiversidade.
“Vinte anos depois da Conferência Rio 92, quando a gente instituiu a convenção, um brasileiro, membro do governo brasileiro, assume a CBD. Esta é uma notícia espetacular, com a Rio+20 acontecendo agora em junho”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A ministra disse ainda que a nomeação de Bráulio Dias é o reconhecimento da atuação brasileira no setor. “É uma sinalização não só dos ótimos resultados que o Brasil tem na diversidade biológica, como o reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos atos ambientais de natureza internacional”.
A Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada por ocasião da Rio-92, tem três objetivos principais: a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável de seus componentes e a partilha justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização de recursos genéticos.
Os trabalhos da CDB estarão voltados à implementação dos programas, planos e estratégias da Convenção, adotados na X Conferência das Partes (COP) de outubro de 2010, bem como de seus três protocolos: a) o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança; b) o Protocolo Suplementar (ao de Biossegurançca) de Nagoia-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Reparação, e c) o Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Derivados de Sua Utilização.
O anúncio da nomeação de Bráulio Dias foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta sexta-feira (20) em Nova York. Dias sucederá o argelino Ahmed Djoghlaf.
Fonte:
Agência Brasil
Ministério das Relações Exteriores
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























