Governo
Linha Sobral II-Cauípe no Ceará recebe investimento de R$ 1,7 milhão
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu a adequação do projeto de transmissão da linha Sobral II-Cauípe, no Ceará, de 230kV, com investimento de R$ 1,7 milhão, para aumentar a segurança contra as cheias do Rio Aracaú, no município de Sobral (CE).
A última cheia do rio, em 2009, provocou danos irreparáveis à ilha onde estava instalada a torre da Chesf, deixando expostas as fundações da estrutura. Desde a década de 1990, a companhia vem implementando ações de correção e preservação da estabilidade da estrutura, constantemente atingida pelas ações da forte correnteza na época das cheias na região.
A solução definitiva foi a eliminação da torre localizada na ilha e a substituição das duas estruturas adjacentes por outras mais altas, nas margens do rio, garantindo ainda que os cabos condutores permanecessem nas alturas exigidas.
No novo projeto, o vão do Rio Acaraú, que era de 415 metros, passou para 737 metros. A estrutura da margem direita, que era de 20 metros, ficou com 57 metros e, a da margem esquerda, que era de 23 metros, passou para 75 metros.
Fonte:
Chesf
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















